Porque devo dar sangue?
Dar sangue é, garantidamente, salvar a vida de crianças e adultos que precisam de transfusões para sobreviverem, quer por terem sofrido acidentes graves, quer porque aguardam a disponibilidade de sangue para serem operados. Um dia, poderá ser você ou uma pessoa querida a precisar e serão as dávidas de pessoas como você que permitiram dar-lhes a assistência que precisam para sobreviver.
Já tive muitas doenças ou sofro de doença(s) crónica(s). Posso dar sangue?
Antes da dádiva, o médico assistente realizará um exame clínico para aferir o seu estado de saúde, no decorrer do qual irá aconselhá-lo sobre o que fazer, tendo sempre o seu bem-estar em maior consideração. Uma amostra do seu sangue será recolhida e analisada previamente.
O sangue não me faz falta? Quanto sangue posso dar de cada vez?
Nos adultos, o volume normal de sangue está entre os 5 e os 6 litros. Uma unidade de sangue doada tem 450ml, que é volume que se pode colher sem prejudicar o dador. O organismo encarregar-se à de repor as células e proteínas em circulação.
Qual a idade mínima para dar sangue?
Qualquer pessoa saudável com idade compreendida entre os 18 e os 65 anos pode dar sangue sem problema.
Se pesar pouco, posso dar sangue?
Qualquer pessoa que pese, no mínimo, 50kg e meça para cima de 1,5 metros pode dar sangue sem qualquer risco ou desconforto.
O meu tipo sanguíneo é muito comum. Vale a pena dar sangue?
Vale sempre a pena dar sangue. Mesmo para os tipos mais comuns, a procura de sangue nunca acaba e uma rede de dadores com grandes números de dádivas ajudam a evitar escassez e a manter os cuidados médicos a funcionar de forma eficaz.
Com que frequência posso dar sangue?
Pode dar sangue várias vezes por ano. Para os homens, com frequência de 3 em 3 meses, para as mulheres, de 4 em 4 meses.
Posso vender o meu sangue?
A venda ou comercialização de sangue são proibidas por lei. Na transfusão de sangue, apenas podem ser cobrados os custos dos materiais e exames necessários para o processamento do sangue ser feito com a maior segurança.
Tenho medo de dar sangue. O que posso fazer?
A primeira dádiva de sangue costuma envolver algum nervosismo, mas se reparar à sua volta nas pessoas que já o fazem regularmente poderá notar a sua descontração. A dádiva de sangue não tem nada de assustador, demora pouco tempo e fará com que se sinta muito bem por ter ajudado.
Onde e quando posso dar sangue?
Na sede da S.R.O. Santarém, no Palácio Landal, são organizados regularmente eventos para recolha de sangue. As datas e horários serão divulgadas na pagina do Facebook e aqui no site.
Para encontrar outro ponto de recolha, pode consultar o site da FEPODABES ou do Dador.
Continuo com dúvidas. Onde as posso esclarecer?
A página da FEPODABES tem uma seção reservada para as suas dúvidas com recursos extensivos. Pode consultá-lo clicando aqui.
Pode ainda consultar o site do DADOR, disponível aqui.
*A informação acima prestada foi recolhida das páginas da FEPODABES e do DADOR, consultados em Agosto de 2019.